Comissão de Seleção PGPAT 2020.1

BANCA DE DOUTORADO

– Dra. Simone Macambira
– Dr. Daniel Abensur  Athanazio
– Dr. Ramon dos Santos El-Bachá
Suplente: Dra. Camila Indiani de Oliveira

 BANCA DE MESTRADO

– Dr. Jorge Clarêncio Souza Andrade
– Dra. Natália Machado Tavares
– Dra. Jaqueline França Costa
Suplente: Dr. Leonardo Paiva Farias

PROCESSO SELETIVO

Todos os candidatos serão submetidos às etapas do processo de seleção, inclusive os candidatos ao doutorado que concluíram o curso de mestrado no PGPAT.

O exame de seleção para o Mestrado ou Doutorado no PGPAT constará de três etapas:

  1. Prova de interpretação de texto científico em inglês, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Defesa do anteprojeto de pesquisa e entrevista, de caráter eliminatório e classificatório;
  3. Avaliação do Curriculum vitae com barema, de caráter classificatório.A nota mínima para aprovação nas etapas de caráter eliminatório será 7,0 pontos. A nota final do candidato será uma média ponderada das notas obtidas em cada uma das etapas, considerando os pesos discriminados na tabela abaixo.
Etapas Peso para o Mestrado Peso para o Doutorado
1 – Prova de interpretação de texto científico em inglês. 5 3
2 – Defesa do anteprojeto e entrevista (barema anexo). 3 5
3- Avaliação do Curriculum vitae com barema preenchido e assinado.

 

2 2

Etapas do processo de seleção:

Etapa 1Prova de interpretação de texto científico em inglês: Na prova de conhecimentos sobre a língua inglesa será avaliada a capacidade de interpretação de texto científico em inglês, e, a partir deste, fazer considerações sobre o próprio texto e sobre tabelas e figuras. Será permitido o uso de UM dicionário inglês-português de palavras (e não de expressões e textos).

Etapa 2Defesa do anteprojeto e entrevista: O anteprojeto deverá ser entregue impresso, em formulário específico disponível na página do PGPAT (“Formulário_de_Anteprojeto.pdf”), no momento da inscrição. Durante a defesa, o candidato terá entre 05 a 10 minutos de apresentação do anteprojeto, podendo ser utilizado recursos audiovisuais em programa compatível existente no IGM-FIOCRUZ. A arguição do candidato sobre o anteprojeto e entrevista terá duração máxima de 45 minutos. A avaliação do candidato será realizada, individualmente, por todos os membros da comissão avaliadora, em ficha apropriada para este fim (ANEXO). Na entrevista, o candidato será avaliado com ênfase nas atividades que indicam os interesses científicos e/ou acadêmicos. Todas as entrevistas serão devidamente gravadas.

Etapa 3 –Análise de Curriculum vitae com Barema: Será analisado o barema e os documentos comprobatórios referentes a cada item pontuado. Cada documento pontuará apenas uma vez no Barema; portanto, devem ser apresentados, em separado, os certificados referentes à participação em reunião científica, apresentação de trabalho oral/pôster e resumo do trabalho apresentado em anais. Apenas os estágios extracurriculares que não fazem parte da grade curricular dos cursos de graduação serão considerados, para fins de pontuação e o documento comprobatório deve conter o local de realização e o total de horas.

Ao candidato que obtiver a maior pontuação no barema será atribuída a nota 10,0. As notas dos demais candidatos, será calculada proporcionalmente, utilizando regra de três.

 Observações:

 1) A ausência do candidato em qualquer uma das etapas avaliativas presenciais, por qualquer motivo, acarretará na eliminação do mesmo no certame.

2) Um membro da Comissão Avaliadora poderá permanecer na sala onde está ocorrendo a Prova Escrita, somente até a ocultação dos códigos das provas, que ficarão em envelope lacrado, em poder de membro da secretaria designado pela coordenação do PGPAT. Este membro da Comissão não terá acesso a Lista de Códigos.

3) Não será permitida a consulta a textos ou anotações, nem uso de aparelhos eletrônicos ou de comunicação. Os candidatos deverão permanecer nos locais de provas (salas) por, no mínimo, 30 minutos após seu início.

4) Não será permitida a entrada de nenhum candidato, após o fechamento da porta da sala designada para a ETAPA 1.

5) Ao término da Prova, os candidatos deverão entregar o caderno de provas ao supervisor de sala.

6) Após a finalização da correção das provas escritas pela banca, a ata com o resultado será entregue a secretaria acadêmica que fará a identificação dos códigos para homologação do Resultado na Reunião do Colegiado.

 

Processo de Avaliação 2020.1