UFBA – FIOCRUZ
Curso de Pós-Graduação
em Patologia
EDITAL DE SELEÇÃO MESTRADO E DOUTORADO
2016.2
PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, REFERENTE AO SEMESTRE 2016.2.
A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal Bahia, sob condição de tempestiva autorização pelas instâncias superiores desta Universidade e no uso de suas atribuições legais, vem tornar público aos interessados que se encontram abertas as inscrições para a seleção ao ingresso no Programa, nível de Mestrado e Doutorado, Stricto sensu, no segundo semestre do ano de 2016, nas datas e demais condições especificadas no presente Edital.
1. ASPECTOS INSTITUCIONAIS
1.1. BREVE HISTÓRICO
O Curso de Pós-Graduação em Patologia (PGPAT) foi implantado na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1972 como Mestrado em Patologia Humana, sendo complementado com Doutorado em 1989. O sucesso do curso pode ser atribuído ao fato de ter sido implantado por um grupo de excelência em Patologia que atuava no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (UFBA). A Escola de Patologia da Bahia teve neste curso de pós-graduação um importante papel na formação de patologistas voltados para as áreas de pesquisa e ensino. Desde a sua primeira avaliação pela CAPES o curso obteve conceito “A”. Com a nova sistemática de avaliação, o curso está com conceito 6.
O PGPAT é sediado no Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz (IGM) uma das mais produtivas unidades da Fundação Oswaldo Cruz. O curso mantém também sua forte vinculação com a UFBA. Dessa forma, o PGPAT se constitui em um importante núcleo de produção científica e formação de pesquisadores. Muitos de seus alunos tornaram-se atores da expansão do IGM, contribuindo para sua dimensão atual. Professores de Patologia e pesquisadores formados neste curso estão hoje espalhados por várias Universidades e Institutos de Pesquisa do país.
1.2. RESUMO DA ESTRUTURA
O curso é composto por dois grandes eixos:
Patologia Humana
Patologia Experimental
O eixo de Patologia Humana é restrito a Médicos, com Residência em Anatomia Patológica. O eixo de Patologia Experimental é aberto à graduados na área biomédica, não sendo necessária a especialização em Anatomia Patológica.
1.3. PROPOSTA
A proposta do Curso é formar docentes e pesquisadores, sendo que a condução de pesquisa de qualidade é essencial para o bom desempenho do ensino universitário. O Mestrado tem como objetivo o acúmulo de conhecimentos gerais da área de atuação do curso, aprofundamento dos conhecimentos em disciplinas específicas do campo onde atua, além da exposição prática ao método científico através da execução dos experimentos necessários ao seu trabalho de conclusão do curso. Nesta perspectiva o Mestrado tem dupla função: preparar alunos para a etapa seguinte da formação científica e para a prática docente.
O Doutorado é visto como a etapa de formação do pesquisador independente. Tal formação se dá pelo trabalho orientado por pesquisador já formado, onde a dedicação, o estudo independente e os trabalhos específicos são mais importantes que o ensino ministrado em disciplinas.
1.3.1 REGIME E DURAÇÃO
Mestrado: Dedicação Exclusiva
Duração: 24 meses
Doutorado: Dedicação Exclusiva
Duração: 48 meses
Produto Final: Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado.
1.4. CLIENTELA
Os candidatos ao PGPAT devem ser alunos graduados em curso da área biomédica (Medicina, Farmácia, Bioquímica, Enfermagem, Biologia, Odontologia, Medicina Veterinária, etc.)
A inscrição para seleção poderá ser feita, condicionalmente, por aluno matriculado no último semestre do curso de graduação (estes candidatos devem comprovar a sua condição de graduados antes da matrícula).
1.5. VAGAS
Serão oferecidas as seguintes vagas:
Doutorado
09
Mestrado
07
2. ESTRUTURA DO CURSO
MESTRADO
DOUTORADO
Disciplinas de caráter obrigatório
17
21
Disciplinas de caráter optativo*
6
6
TOTAL GERAL MÍNIMO DE CRÉDITOS
23
27
* As disciplinas optativas deverão abranger os dois blocos (pelo menos uma Disciplina Substantiva e uma Disciplina de Métodos).
3. PROFESSORES ORIENTADORES E LINHAS DE PESQUISA.
Permanentes:
Nr.
PROFESSORES
Função/Setor
E-mail
1
Aldina Maria Prado Barral
Professora Associada UFBA
Pesquisadora da FIOCRUZ
aldinabarral@gmail.com; abarral@bahia.fiocruz.br;
2
Antonio Ricardo Khouri Cunha
Pesquisador da FIOCRUZ
ricardo_khouri@hotmail.com; ricardo.khouri@posdoc.bahia.fiocruz.br;
3
Camila Indiani de Oliveira
Pesquisadora da FIOCRUZ
camila@bahia.fiocruz.br
4
Clarissa Araújo Gurgel Rocha
Professora Adjunta UFBA
Pesquisadora da FIOCRUZ
clarissa.gurgel@bahia.fiocruz.br;
5
Claudia Ida Brodskyn
Professora Associada UFBA
Pesquisadora da FIOCRUZ
brodskyn@bahia.fiocruz.br;
6
Cristiana Maria Costa Nascimento de Carvalho
Professora Associada UFBA
nascimento.carvalho@hotmail.com;
7
Dalila Luciola Zanette
Pesquisadora da FIOCRUZ
dalila.zanette@bahia.fiocruz.br
8
Daniel Abensur Athanazio
Professor Adjunto UFBA
dathanazio@gmail.com;
9
Deborah Bittencourt Mothe Fraga
Professora Adjunta UFBA
Pesquisadora da FIOCRUZ
deborah.fraga@bahia.fiocruz.br[C2]
10
Fabio Rocha Formiga
Pesquisador da FIOCRUZ
fabio.formiga@bahia.fiocruz.br
11
Jean Nunes dos Santos
Professor Associado UFBA
jeanpatol@gmail.com;[C3]
12
Jorge Clarêncio Souza Andrade
Professor Adjunto Bahiana
jorgec@bahia.fiocruz.br;
13
Josmara Bartolomei Fregoneze
Professora Titular UFBA
josmara@ufba.br;
14
Luiz Carlos Junior Alcantara
Pesquisador da FIOCRUZ
lalcan@bahia.fiocruz.br;
15
Luiz Antonio Rodrigues de Freitas
Professor Adjunto UFBA
Pesquisador da FIOCRUZ
lfreitas@bahia.fiocruz.br;
16
Manoel Barral-Netto
Professor Titular UFBA
Pesquisador da FIOCRUZ
mbarral@bahia.fiocruz.br;
17
Marcos André Vannier dos Santos
Pesquisador da FIOCRUZ
vannier@bahia.fiocruz.br;
18
Marilda de Souza Gonçalves
Professora Associada UFBA
Pesquisadora da FIOCRUZ
mari@bahia.fiocruz.br;
19
Milena Bolelho Pereira Soares
Pesquisadora da FIOCRUZ
milena@bahia.fiocruz.br;
20
Mitermayer Galvão dos Reis
Professor Titular UFBA
Pesquisador da FIOCRUZ
miter@bahia.fiocruz.br;
21
Natalia Machado Tavares
Pesquisadora da FIOCRUZ
natalia.tavares@bahia.fiocruz.br
22
Patrícia Sampaio Tavares Veras
Pesquisadora da FIOCRUZ
pveras@bahia.fiocruz.br;
23
Ramon dos Santos El-Bachá
Professor Associado UFBA
ramon@ufba.br;
24
Ricardo Riccio Oliveira
Pesquisador da FIOCRUZ
ricardo.riccio@bahia.fiocruz.br;
25
Valéria de Matos Borges
Pesquisadora da FIOCRUZ
vborges@bahia.fiocruz.br;
26
Washington Luis Conrado santos
Professor Adjunto UFBA
Pesquisador da FIOCRUZ
wluis@bahia.fiocruz.br;
27
Theolis Barbosa Bessa
Pesquisadora da FIOCRUZ
theolis@bahia.fiocruz.br
Colaboradores:
NR
PROFESSORES
Função/Setor
E-mail
1
Juliana Perrone B. de Menezes
Pesquisadora da FIOCRUZ
juliana.menezes@bahia.fiocruz.br
2
Maria Fernanda de Castro Amarante
Pesquisadora da FIOCRUZ
maria.amarante@conveniado.bahia.fiocruz.br
3
Leonardo Paiva Farias
Pesquisador da FIOCRUZ
leonardo.farias@bahia.fiocruz.br
4.0 DAS INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas de segunda-feira a sexta-feira, obedecendo rigorosamente os horários do cronograma.
Não será aceita, em qualquer hipótese, a realização de inscrição condicional e nem a entrega ou juntada de documentos após o prazo previsto para inscrição.
Os candidatos que prestarem qualquer declaração falsa ou inexata no ato da inscrição ou caso não possam satisfazer a todas as condições enumeradas neste edital, terão a inscrição cancelada e serão anulados todos os atos dela decorrentes, mesmo que classificado nas provas, exames e avaliações.
4.1. DOS DOCUMENTOS OBRIGATÒRIOS
Documentos originais necessários para inscrição:
Formulário de solicitação de inscrição preenchido e impresso localizado na página do curso (www.pgpat.ufba.br)
Carta de encaminhamento enviada confidencialmente (lacrada) pelo Orientador que faça parte do corpo docente dessa pós-graduação, conforme formulário em anexo.
Comprovante de pagamento da taxa de inscrição para seleção (http://www.sgc.ufba.br/sgcboleto/inscricao_selecao.htm)
2 fotos 3X4
Cópia dos documentos abaixo relacionados
O original e cópia ou cópia AUTENTICADA do Diploma de graduação (frente e verso) ou atestado de matrícula no último semestre do curso de graduação.
Caso o aluno não tenha ainda colado grau deverão apresentar o original e cópia ou cópia AUTENTICADA do certificado de conclusão do curso informando data de colação de grau até a data da matrícula para o primeiro ano letivo da turma de alunos selecionados).
Histórico Escolar de Curso Superior – (Graduação para o Mestrado e Graduação e Mestrado para o Doutorado)
O original e cópia ou cópia AUTENTICADA do Diploma de Mestrado (frente e verso) (para candidatos ao Doutorado), cópia da ata de aprovação no mestrado ou declaração de conclusão do curso de mestrado.
*Caso o aluno não tenha ainda defendido o mestrado até o momento da inscrição, deverá entregar o original e cópia ou cópia AUTENTICADA da declaração do Curso de Pós-Graduação, informando a data de defesa sendo que a cópia da Ata de aprovação ou declaração de conclusão no mestrado deverá ser entregue até o dia da matrícula.
Validação de diplomas e/ou certificados obtidos no exterior; (Quando se tratar de aluno estrangeiro, o diploma ou equivalente tem que estar devidamente autenticado pela autoridade consular brasileira no país de expedição do documento e traduzido no Brasil por tradutor público juramentado).
O original e cópia ou cópia AUTENTICADA da Carteira de Identidade;
O original e cópia ou cópia AUTENTICADA do CPF
O original e cópia ou cópia AUTENTICADA do documento de quitação com a Justiça Eleitoral, cujo documento pode ser emitido no site: www.tse.gov.br;
O original e cópia ou cópia AUTENTICADA do documento de quitação com o Serviço Militar (se candidato do sexo masculino);
03 vias do Curriculum Vitae (Formato LATTES);
03 vias do BAREMA devidamente preenchido, assinado e anexado os comprovantes em cada via;
Todos os documentos do currículo que serão pontuados deverão ter comprovação dos órgãos competentes e deverão estar enumerados conforme os itens do barema. (anexo – Observar modelo exclusivo para o mestrado e exclusivo para o doutorado);
03 vias do Projeto de Dissertação (Mestrado) ou Tese (Doutorado), com aprovação do Orientador, indicada por assinatura no projeto, ou carta de encaminhamento. Ver modelo de projeto disponível na página do curso;
Cópia da dissertação, quando houver;
Os candidatos estrangeiros deverão apresentar certificados de proficiência em Português e em Inglês.
As inscrições de candidatos de outros Estados ou estrangeiros poderão ser realizadas por procuração, anexando todos os documentos necessários autenticados (ver na tabela os documentos supracitados que precisam de autenticação).
*Os documentos deverão ser entregues na Secretaria Acadêmica do PGPAT das 08:00 às 11:30hs e das 13:00 às 16:00hs, Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz (IGM – FIOCRUZ). Rua Waldemar Falcão, nº 121, Candeal, Salvador-Ba CEP: 40.296-710, Tel: 71 3176-2296, 71 3176-2321.
4.2. HOMOLOGAÇÃO
Para que a inscrição seja homologada, isto é, confirmada e aceita, é necessário o envio de toda a documentação exigida dentro do período de inscrição. Inscrições com documentação incompleta não serão aceitas.
As inscrições serão homologadas por uma banca examinadora (PGPAT)/ou pelo Colegiado e o resultado será publicado no site http://www.pgpat.ufba.br/page01.asp; Os recursos serão aceitos conforme as datas informadas no cronograma no item 5.
4.3. DO PROCESSO SELETIVO
O exame de seleção para o Mestrado ou Doutorado em Patologia Humana e Experimental constará de três etapas:
Prova de interpretação de texto científico em inglês, de caráter eliminatório e classificatório;
Defesa do anteprojeto de pesquisa e entrevista, de caráter eliminatório e classificatório;
Avaliação do curriculum vitae com barema, de caráter classificatório.
A nota mínima para aprovação nas etapas de caráter eliminatório será 7,0 pontos. A nota final do candidato será uma média ponderada das notas obtidas em cada uma das etapas, considerando os pesos para cada etapa para cada seleção (mestrado ou doutorado) discriminados na tabela abaixo:
Etapas
Peso (para o Mestrado)
Peso (para o Doutorado)
1 – Prova de interpretação de texto cientifico em inglês.
4
3
2 – Defesa do anteprojeto e entrevista (barema anexo).
3
4
3- Avaliação do Curriculum vitae com barema
preenchido e assinado.
3
3
4.3.1 Etapas do processo de seleção:
Fase 1 – Prova de interpretação de texto cientifico em inglês: Na avaliação de conhecimentos sobre a língua inglesa será avaliada a capacidade de interpretação de texto científico em inglês e a partir deste fazer considerações sobre o próprio texto e sobre tabelas e figuras.
Será permitido o uso de dicionário Inglês-português.
Fase 2 – Defesa do anteprojeto e entrevista: O candidato terá entre 05 a 10 minutos de apresentação do anteprojeto, podendo ser utilizado recursos audiovisuais em programa compatível existente no IGM-FIOCRUZ. A arguição do candidato sobre o anteprojeto e entrevista terá duração máxima de 15 minutos. A avaliação do candidato será realizada de acordo com o barema para análise do anteprojeto de pesquisa (anexo). Na entrevista o candidato será avaliado com ênfase nas atividades que indicam os interesses científicos e/ou acadêmicos. Todas as entrevistas serão gravadas.
Fase 3 – Análise de Curriculo Vitae com Barema: Será analisado o barema e os documentos comprobatórios referentes a cada item pontuado. Cada documento pontuará apenas uma vez no Barema; portanto, devem ser apresentados em separado os certificados referentes à participação em reunião científica, apresentação de trabalho oral /pôster e resumo do trabalho apresentado em anais. Da mesma forma, estágios curriculares comprovados no histórico escolar não pontuam no Barema, pois são parte integrante do currículo de graduação, requisito mínimo ao ingresso à pós-graduação. Apenas os estágios extracurriculares são computados e devem ser comprovados especificando o local de realização e número de horas de duração.
O processo seletivo será conduzido por duas comissões independentes, designadas pelo Colegiado do Curso de PGPAT, uma para avaliar os candidatos ao Mestrado e outra para avaliar os candidatos ao Doutorado.
Todos os candidatos ao Mestrado ou ao Doutorado deverão ser submetidos a todas as etapas do processo de seleção, mesmo os candidatos ao doutorado que já se submeteram ao processo de seleção para o mestrado no PGPAT.
Obs: A ausência do candidato em qualquer uma das etapas avaliativas, por qualquer motivo, acarretará na eliminação do mesmo no processo seletivo. Não haverá segunda chamada ou repetição de nenhum dos exames, contidas nesse Edital.
Os candidatos que atingirem nota igual ou superior a 7,0 (sete) em cada uma das etapas eliminatórias serão considerados aprovados.
Não será permitida a consulta a textos ou a anotações, nem uso de aparelhos eletrônicos ou de comunicação. Os candidatos deverão permanecer nos locais de provas (salas) por, no mínimo, 30 minutos após seu início.
Em cada exame, o candidato receberá nota na escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com aproximação de até uma casa decimal.
Ao término da Prova, os candidatos deverão entregar o caderno de provas ao supervisor.
4.4. – DO RESULTADO E CLASSIFICAÇÃO FINAL
Ao final do julgamento a Comissão encaminhará ao Colegiado do Programa a ata da seleção contendo os conceitos, Média Final (MF) obtida pelos candidatos e a ordem de classificação para a devida homologação e publicação site do PGPAT-UFBA http://www.pgpat.ufba.br/page01.asp.
Caso haja empate na soma total de pontos, o primeiro critério de desempate será a maior pontuação obtida na defesa do Anteprojeto e o segundo critério será a pontuação obtida no curriculum vitae.
Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de notas e o preenchimento das vagas será realizado de acordo com a ordem de classificação dos candidatos obtidos nos exames do processo seletivo.
A média final (MF) definirá a ordem de classificação dos candidatos aprovados na seleção 2016.2, critério que será utilizado na distribuição das bolsas disponíveis no PGPAT.
Quando houver desistência de candidatos classificados no preenchimento de vagas oferecidas pelo programa, serão chamados os candidatos, respeitando a ordem de classificação.
4.5. – MATRÍCULA
Após o processo de seleção, os candidatos aprovados deverão efetuar matrícula do período letivo para o qual foi selecionado. Informações na Secretaria da Coordenação de Ensino.
*A matricula está condicionada a entrega de todos os documentos exigidos no presente edital.
4.6. – RECURSO
4.6.1. Os resultados parcial e final da seleção serão divulgados no site do Curso http://www.pgpat.ufba.br/page01.asp nas datas conforme o calendário.
4.6.2. O candidato poderá interpor recurso, quanto ao mérito ou por vício de forma, contra os resultados parcial e final, no prazo de 02 (dois) dias úteis, a partir da divulgação do resultado das etapas do processo seletivo, conforme calendário, mediante encaminhamento de solicitação ao coordenador do Curso. O recurso será julgado no prazo de 02 (dois) dias úteis.
4.6.3 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito.
4.6.4 A resposta ao Recurso será disponibilizada ao candidato junto à Secretaria da Pós-Graduação no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, conforme calendário.
4.6.5 Não será aceito Recurso por via postal, via fax, correio eletrônico, tampouco será aceito recurso extemporâneo.
4.5. – BOLSAS
O PGPAT solicita regularmente bolsas das agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESB.
Mesmo assim o PGPAT não assume o compromisso de conceder bolsas a todos os estudantes selecionados.
Para receber bolsa de qualquer das modalidades os estudantes devem atestar não possuir vínculo empregatício nem outra atividade remunerada e se dedicar integralmente às atividades do curso. As bolsas, de qualquer modalidade, não podem ser acumuladas. O suporte para alunos é limitado ao máximo de 24 meses no Mestrado e de 48 meses no Doutorado, independente da origem da bolsa. O auxílio da FIOCRUZ seguirão estritamente as Normas para a concessão de bolsas elaboradas pela diretoria do IGM, FIOCRUZ.
OBS. O tempo de estudos não será computado para fins de aposentadoria a menos que, durante o período de estudos, o estudante efetue contribuição para a Seguridade Social, como “contribuinte facultativo”, na forma dos art. 14 e 21, da Lei nº 8.212, de 24/07/91.
5. PRAZO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO.
CRONOGRAMA
Inscrições
01 a 20/09/2016
(das 8:00hs às 11:30 e das 13:00 às 16:00hs)
Reunião do Colegiado para Homologação das Inscrições
22/09/2016
Publicação do Resultado da Homologação
22/09/2016
Recursos Homologação das Inscrições
23/09 e 26/09/16
Reunião do Colegiado para Homologação do Recurso
28/09/2016
Publicação da análise de recurso
28/09/2016
Prova Escrita
30/09/2016 (08:30 às 12:30hs)
Reunião do Colegiado para Homologação do resultado
06/10/2016
Publicação do Resultado
06/10/2016
Recursos Prova Escrita
07 e 10/10/2016
Reunião do Colegiado para Homologação do recurso
13/10/2016
Publicação da análise de recurso
13/10/2016
Entrevistas
14/10/2016 (a partir de 8:30)
Reunião do Colegiado para Homologação do resultado final
18/10/2016
Divulgação do resultado final
18/10/2016
Recurso do resultado final
19/10/2016 e 20/10
Reunião do Colegiado para Homologação do resultado do recurso
21/10/2016
Publicação da análise de recurso
21/10/2016
Salvador, 29 de julho de 2016.
Dra. Cláudia Ida Brodskyn
Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Patologia
OBS: Os anexos ao Edital 2016.2 estão disponíveis na página principal deste site em “Destaque”.